PPGEE em ação
Veja abaixo alguns atividades desenvolvidos por membros do PPGEE
Veja abaixo alguns atividades desenvolvidos por membros do PPGEE
Confira as participações dos membros do PPGEE no IV. Simposio de Ecologia, Evolução e Diversidade
Representação do PPGEE no II Forum de Extensão e Cultura da Unifesp
Profa. Dra. Maria Beatriz Caruzo
Nos dias 12 e 13 de novembro, aconteceu o II Fórum de Extensão e Cultura da Unifesp – Conexões que Transformam, celebrando 30 anos de ações educativas, culturais e científicas da Proec/Unifesp.
🌿 O evento reforçou o poder da extensão universitária na construção coletiva do conhecimento e na transformação social.
🎓 Na mesa “Letramento sobre extensão e pesquisa: desafios da extensão na pós-graduação”, foi apresentado o projeto “Tramas da Vida: Explorando a Biodiversidade através da Integração entre Museus e Educação”.
Parabenizamos a Profa. Dra. Maria Beatriz Caruzo pelo Prêmio!
O Prêmio Mulheres Cientistas da Unifesp – Edição 2025 tem como objetivo promover, reconhecer, valorizar e divulgar as contribuições de pesquisadoras da instituição em atividades de ensino, pesquisa e extensão que se destacam no cenário nacional e internacional. A premiação é voltada a iniciativas alinhadas aos ODS.
A Profa. Beatriz Caruzo ganhou o prêmio na categoria ODS 4 - Educação de Qualidade.
Veja aqui gravação da ceremonia de premiação.
Confira as participações dos membros do PPGEE no XI Congresso Braileiro de Herpetologia 2025
Manaus
24 à 29 de agosto 2025
Confira as participações dos membros do PPGEE no Congresso Acadêmco Unifesp 2025
21 à 27 de agosto 2025
Curso de capitação
Mulheres & Fauna Terrestre: Monitoramento e Inventário
Curso gratuido organizado por nossa aluna de mestrado Victória Pinheiro Barbosa e colegas, junto com o Instituto Manacá em parceria com o Legado das Águas e Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar (patrocínio: CRBio-01).
É uma iniciativa de capacitação de mulheres com foco nas atividades que compõem o inventário e monitoramento de fauna terrestre, com o objetivo de formar futuras profissionais da área ambiental, abrangendo tanto a prestação de serviços e/ou consultorias, quanto a pesquisa e trabalhos contínuos voltados à Conservação.
Trabalho de campo do Prof. Dr. Edson Aparecido Adriano e colegas
O vídeo mostra atividades desenvolvidas em campo visando o estudo de parasitos de peixes da região Amazônica, no município de Santarém, Pará. As pesquisas são realizadas no contexto do programa Biota FAPESP - Projeto Temático 2018/24980-8 intitulado “Myxozoa - cnidários adaptados ao parasitismo - integrando diferentes ferramentas para investigar diversidade, história evolutiva, desenvolvimento e interações parasito-hospedeiro”.
Investigação de compostos bioativos em Rutaceae
A Profa. Carla Bruniera é colaboradora do projeto Fapesp intitulado “Distribuição de alcaloides em Conchocarpus J. C. Mikan e Dryades Groppo, Kallunki & Pirani: desreplicação molecular, quimiofenética e propriedades biológicas”, coordenado pelo Prof. Thiago Veiga, do Departamento de Química da Unifesp.
O projeto busca o reconhecimento de compostos bioativos, especialmente os alcaloides produzidos por espécies de Conchocarpus e Dryades (família Rutaceae). As fotos mostram os professores e equipe de alunos coletando espécimes de Rutaceae no Espírito Santo, na região de Linhares e nas dunas de Itaunas. A espécie da foto é Conchocarpus adenantherus (Rizzini) Kallunki & Pirani.
Cooperação do PPGEE com o Parque Ecológico Imigrantes
As professores Camila Castanho e Carla Bruniera estão orientando dois trabalhos de iniciação científica no Parque Ecológico Imigrantes (PEI), cujo objetivo é realizar uma análise da vegetação arbórea e de epífitas em áreas do parque com diferentes estágios de regeneração. As fotos mostram as professoras com as alunas e com guia do parque.
Prof. Thomas Püttker (conversando com alunos) orienta em cooperação da Profa. Fabiana Casarin (Unifesp) alunas/os investigando a distribuição de atrópodes em função de estágios sucessionais no PEI, e auxiliou na delimitação das primeiras parcelas.
Dados de artrópodes, relacionados com o trabalho do mestrado de Juliana Abud Quagliano (formada em 2023), foram coletados com pan-traps, que consistem em partos coloridos posicionados em alturas de ~1.5m (com o objetivo de imitar inflorescências).
Além desses projetos, a professora Cinthia Brasileiro está atualmente desenvolvendo dois estudos na área. O primeiro é a continuação do inventário geral das espécies de anuros que ocorrem no PEI. O segundo investiga o impacto da rodovia na vocalização de duas espécies de hilídeos: Bokermannohyla hylax e Ololygon cf. perpusillus. Ambos os projetos utilizam, principalmente, gravadores autônomos para coleta de dados.